Home / Acontece / Textos e Reflexões

OLHANDO PARA CRISTO

E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.  Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.” (Atos 7.54-56)

 

Sem dúvida, fixar os olhos em Cristo é o maior desafio da caminhada Cristã! É um grande sinal de maturidade e a magnificência da santidade.

Um de nossos hinos mais conhecidos traz em seu refrão: “Olhando para Cristo, grande autor da salvação, prossigo, pois avisto soberano galardão. De Deus ministro me revisto do poder do meu Senhor, para servi-lo com todo ardor.

O texto bíblico que embasa nossa pastoral faz parte da história de Estevão, um diácono cheio do Espírito Santo. No momento mais difícil de sua vida ele decide fixar seus olhos em Cristo. Está prestes a ser apedrejado... experimentará a fúria de seus acusadores... “Cordéis de morte” o cercaram(Sl 116.3)... Está no vale da sombra da morte(Sl 23.4)... e qual é a sua atitude: “OLHAR PARA CRISTO!”.

Estevão nos ensina o comportamento ideal para o Cristão diante das adversidades. Em Filipenses 3.14 o apostolo Paulo exorta-nos a prosseguir para o alvo. O escritor do livro dos Hebreus fala que essa atitude deve ser firme, pois o pecado de forma sorrateira nos assedia. Não seria uma multidão de pedras que desviaria o olhar do diácono de seu Mestre.

No início destaquei duas qualidades consequentes de nossos olhos fitos em Cristo. 1º  MATURIDADE. Quando nos mantemos firmes em Cristo diante das tribulações mostramos um coração confiante e dependente do Senhor. Obedecer a Cristo na bonança é fácil, caminhar com Ele nas dificuldades é rendição completa. 2º SANTIDADE. O cristianismo contemporâneo traz a conotação de que santidade está atrelada a quantidade de vezes que você pula, rodopia e fala em outras línguas no culto. No entanto, a santidade na Bíblia é denotada pela nossa capacidade de imitar Jesus quando mantemos nossos olhos nEle. Como ter uma vida santa se não olhamos para o padrão de santidade? É necessário OLHAR PARA CRISTO, o Santo.

Pensemos em nós: o que tira o nosso foco? O que desvia os nossos olhos? O que nos torna inconstantes em nossa fé? Seria Estevão um super-homem? Lógico que não. Trabalhemos nossos olhos, como Jó fez (31.1), façamos também uma aliança com nossos olhos. Olhemos para Cristo, grande autor da salvação.

                            Pr Emison Maia Lins,

                               vosso conservo.

 

EMISON MAIA LINS

Ver todos os textos e reflexões.